sexta-feira, 13 de abril de 2012

SABORES MARCANTES


MUITO MAIS DO QUE PÃO DE QUEIJO

Selecionando as receitas a serem partilhadas no Curso Magia na Cozinha, O Pão Nosso de Cada Dia, minha boca encheu de água quando lembrei de minha infância, do cheiro de pão de queijo que vinha da casa ao lado.

Eu tinha uma vizinha, mãe de uma amiga minha, a Terezinha, que é mineira, lá de Campina Verde, ela sempre teve a mão cheia na cozinha, suas delícias invadiam minha casa através do aroma que exalavam. 

Sempre que possível eu inventava uma desculpa para ir a casa dela, onde sequilhos, geléias, pães,... brotavam cheios de sabor.

O amor com que conduzia a cozinha era contagiante. Vivia tranquila e feliz em receber, e olha que ela tinha 6 filhos e a casa sempre recebia um hóspede (mineirinho). Eu já gostava da cozinha, e arriscava reproduzir suas receitas, acho que ela pode ter sido meu despertar para esta arte.

Querendo compartilhar meu saber não podia deixar de mencionar seu pão de queijo, ele fala da harmônia, da sensibilidade, da alegria, do riso, do amor.

Então saibam que nesta aula o pão não é só o pão, é um instrumento de luz que comunga seu sentir, seu viver.

E pra falar de pão recordei de uma música:

O CIO DA TERRA
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
De fecundar o chão.
(Milton Nascimento)
O pão mais do que pão é o símbolo da vida, da transformação, da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário