segunda-feira, 29 de abril de 2013

QUANDO MENOS É MAIS - Bolo de Cenoura - Sem Gluten, Sem Ovos, Sem Leite - Cheio de Amor, Poder, Vida


Comecei a perceber que aos poucos fui excluindo alguns itens da minha alimentação, a minha primeira reação foi de um susto, que logo foi acompanhado por um puro sentimento de prazer, o riso brotou em minha face, e eu ria sem parar.

Já vou esclarecer de onde surgiu tanta alegria!

A exclusão do leite, dos ovos, do gluten, que por sua vez acompanham a exclusão das carnes, foi um pedido do meu corpo. Com a postura meditativa cada vez mais presente em meu dia, tomei consciência de quanto esses alimentos me tiravam a vitalidade, causavam bloqueios, suprimiam a fluidez em meu viver.

O meu corpo falava através de uma dor de cabeça, uma indisposição, uma lezeira sem fim, ... Só agora me vi apta a escutá-lo e respeitá-lo e assim fazer as mudanças em minha alimentação.

Essa abertura que primeiro me causou um choque tipo: "E agora não vai comer mais nada?" logo foi agraciada pela vitalidade e criatividade que me brinda com a oportunidade de valorizar outros alimentos e experimentar novas misturas.

Hoje com mais de uma semana sem esses alimentos me sinto muito mais viva, muito mais cheia de poder. 

O amor com que ouvi e atendi os pedidos do meu corpo transformou minha vida em pura fonte de amor!!!

Vou confessar que me vi perdida para escolher qual receita postar, pasme acabei notando que já estava excluindo aos poucos esses alimentos!



Bolo de Cenoura

Ingredientes


1 xícara de suco de cenoura morno (fiz o suco na centrífuga)
1 e 1/2 xícaras de farinha sem gluten (usei a da Amina)
1 xícara de açúcar
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de óleo
2 colheres de chá de vinagre branco
Cacau para polvilhar a forma

Modo de Fazer

Preaqueça o forno a 180°C
Unte com óleo uma assadeira redonda de 20 cm e polvilhe com cacau
Em uma tigela grande, misture a farinha, o bicarbonato, o sal e o açúcar
Faça uma cova no centro dessa mistura e acrescente o óleo e o suco de cenoura
Mexa bem até integrar todos ingredientes
Acrescente o vinagre e misture bem
Coloque na forma e asse até que um palito saia seco ao ser espetado no centro do bolo, +- 30 minutos
Deixe esfriar e desenforme

Cobertura

Ingredientes

2 colheres de sopa de cacau
5 colheres de açúcar cristal
1/2 xícara de água

Modo de Fazer

Coloque o cacau, o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até engrossar.

Aprecie, deguste, aproprie-se da vida contida no alimento!!!

8 comentários:

  1. Olá boa noite
    Achei a ideia fantástica ainda não exprimentei mas vou fazer o bolo.Em vez de ser cenoura poderá ser laranja?
    Eu sou alérgica ao ovo e ao gluten, e soube á um mês porque tive um choque anafilático. É complicado ter que aceitar viver assim revolta um bocadinho, eu ainda estou na fase de aceitação, existem muitos alimentos que substituem, mas não poder comer aqueles que sempre nos habituámos é dificil. vera42@sapo.pt

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida!
    Sim você pode substituir a cenoura por laranja.
    Vou te contar uma coisa, tirei o ovo, leite, gluten, e mais umas coisinhas da minha alimentação e a cada dia me vejo brindada por mais vitalidade e prazer em viver. Você começa a aprender a dar valor a vários alimentos naturais, começa a ficar mais criativa, cria novas possibilidades e a vida passa a surgir mais leve e saudável. Você pode fazer essa transição alimentar de forma mais leve, escolhendo ter um novo olhar sobre ela, percebendo os reais benefícios que te trazem, que vão muito além do estado físico. Se quiser mais dicas estou por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anah, alem do gluten, leite e ovos, tambem tenho alergia ao arroz, vc tem alguma sugestao para a farinha?
    obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer um mix de farinhas, agregando farinha de amêndoa e farinha de coco.

      Excluir
  4. Não consegui nem esperar o bolo esfriar para experimentar! Simplesmente Maravilhoso! Obrigada por compartilhar esta receita!!!! Amei!
    Thy

    ResponderExcluir
  5. O suco de cenoura é cenoura batida com água?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fiz o suco na centrífuga não usei água, usei somente a cenoura. Se você for usar o liquidificador vai precisar acrescentar "pouca" água para obter o suco, contudo você pode usar suco de laranja no lugar de água para um toque especial.

      Excluir