segunda-feira, 21 de março de 2011

UM BANQUETE PARA OS SENTIDOS - Torta de Banana

SABORES, CORES, AROMAS, SONS...

Comemorando a proposta de vida Vegan preparei um jantar especial, abusei da provocação dos sentidos e o resultado foi surpreendente!

Algumas pastas tendo o tofu ou o tahine de base inciaram os paladares presentes. A mistura de tofu, ervas, gengibre e azeite conquistou lugar entre os favoritos. As pastas foram servidas acompanhadas de pão folha torrado com azeite, flor do sal com funghi e alecrim. Um verdadeiro deleite para abrir o apetite.

O primeiro prato servido foi uma lentilha cozida com legumes. A profusão de aromas das massalas picantes aliada a diversidade de cores dos legumes proporcionou uma deliciosa e aquecedora entrada.

Batatas ao murro infusas em azeite e alecrim foram servidas acompanhadas de uma divina torta de beringela, alimentos que estimulavam por suas propriedades, sons borbulhantes e cores contrastantes.

Finalizando a experiência sensorial uma torta de banana com castanha do Pará, que quem provou pediu a receita para repetir vezes sem fim.

Brindamos com um sedutor chá de maracujá, gengibre e canela!

Falando um pouco de Ayurveda levo a atenção de vocês às características do jantar oferecido. 

Não sei se repararam mas os pratos servidos tinham um toque estimulante, sedutor, aquecedor. O menú degustado eleva o poder de decisão, a coragem, a vitalidade, a paixão e a devoção, além de criar uma conexão com a Mãe Terra.

Analisando os aspectos fisicos/ fisiológicos temos os seguintes benefícios: Aquecimento do corpo, estímulo da circulação e produção de anticorpos e defesas naturais do organismo, descongestionamento e energização do fígado, aumento da produção de hemoglobina e elevação da libido.

Os aspectos mentais que este cardápio traz diz respeito a nossa capacidade de concretização, auto-afirmação, a consciência de si próprio. Estimula a criatividade, proporciona a vontade de lutar por ideais, conquistas, vitórias. Estimula a praticidade e objetividade.

Diante do aspecto emocional temos a provocação de sensações: apaixonante, atraente, prazerosa e extrovertida.

O aspecto espiritual traz a devoção, a generosidade, o auto-sacrifício e a paixão espiritual. Proporciona a energia do Renascimento Espiritual.

Um cardápio escolhido e pensado!

Agora para os gulosos de plantão deixo a receita tão aclamada:

Torta de Banana

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de óleo
8 bananas nanicas bem maduras
uva passa
castanha do Pará
água de rosas (opcional para hidratar a uva passa)

Cortar as bananas em fatias, polvilhar com canela e açúcar mascavo a gosto, juntar a castanha do Pará e a uva passa hidratada. Reservar.
Fazer uma farofa com a farinha de trigo integral, o óleo o açúcar e a canela. Misturar tudo até obter uma massa com consistência, utilizo a água de rosas da uva passa para melhorar a liga da massa. Untar uma forma e clocar metade da farofa no fundo, pressionar com as mãos. Colocar metade da mistura de banana, alternar colocando mais uma camada de farofa seguida de outra camada de banana. Finalizar com o restante da farofa polvilhada com canela.
Assar por 35 a 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário