quinta-feira, 24 de junho de 2010

A utilização das especiarias na culinária terapêutica ayurvédica

Em minhas viagens pela rede acessei uma página que pode acrescentar muito aos tratamentos ayurvédicos, podemos fazer uso das especiarias para obter um melhor resultado no equilíbrio dos doshas alterados. Segue assim algumas referências a serem utilizadas.

raízes, resinas, cascas e bulbos

Alho (allium sativum L.): o alho é quente e predominantemente picante. Nele podemos encontrar todos os sabores, com exceção do ácido. É uma erva muito útil para pessoas que tendem a acumular gases – vata. Auxilia no tratamento de infecções e infestações de parasitas (verminoses), reduz a pressão arterial e estimula o sistema imunológico. Por ser considerado de energia rajásica - estimulante, é evitado por pessoas que querem intensificar exercícios meditativos pois esta característica energética tende a perturbar a mente e dificultar durante a meditação
Propriedades: antibiótico, antiséptico, antiespasmódico, antifúngico, antioxidante, hipotensor. Existem também registros de atividades analgésicas nos casos de nevralgias e antiviral contra herpes simples tipo 1 e 2.
Bom para: vata+++ kapha++
Utilize: na preparação de feijões, lentilhas, legumes e em saladas frias.
Outros: gripes recorrentes, candidíase (banho de acento), amigdalites bacteriana.


Assafétida: (hing) quente e picante, esta resina tem o cheiro da Índia e lembra um pouco o alho, compartilhando muitas de suas propriedades. É uma das principais especiarias anti-vata. Propriedades: estimulante, anti-espasmódica. Pode ser utilizada no tratamento de asma, candidíase, ansiedade e nervosismo, enxaquecas e perturbações mentais diversas.
Bom para: vata+++ kapha+
Utilize: na preparação de feijões, lentilhas, legumes e em saladas frias.


Canela (cinnamomum zeylanicum): a canela é doce e picante. Possui propriedade analgésica, antifúngica, expectorante e levemente diurética. Estimula a digestão, reduz cólicas mentruais e aumenta a insulina plasmática.Tem ainda propriedades inseticidas.
Bom para: kapha+++ vata++
Externamente: na forma de óleo essencial diluído no óleo para massagem – aquece e estimula a circulação sanguínea local.
Utilize: em pratos doces e/ou com laticínios, com frutas e sorvetes.
Cúrcuma: (curcuma longa) esta raiz de sabor amargo, adstringente e levemente picante. É muito benéfica como depurativa do fígado e vesícula biliar. Tem sido amplamente utilizada no tratamento de hepatite e coadjuvante em diabetes. Outras indicações: inibe crescimento H-pilory, antialérgica, antibacteriana, antioxidante, antinflamatória, imunoestimulante.
Bom para: pitta +++ e kapha++
Utilize: em pratos gordurosos, frituras, legumes e carnes (para quem não segue uma dieta vegetariana).
Externamente: o pó de açafrão preparado em pasta (com água ou extrato de aloe vera) pode ser utilizado para tratar ferimentos, acne e feridas.


Gengibre (zingiber officinale): esta raiz é muito especial na ayurveda, sendo um ingrediente indispenssável em uma dieta e em um tratamento ayurvédico. O gengibre é quente, picante, doce e muito sátvico.
Bom para: kapha+++ vata ++ (fresco) e para pitta em casos especiais utilizar o pó.
Propriedades: muito estimulante e expectorante. O gengibre é indicado para enjôos matinais e enjôos gestacionais além de ser um formidável tônico hepático, ajudando em casos de dores de cabeça de origem alimentar.
Indicações: gripes, dores de garganta, indigestão, constipação, retenção de líquidos, dores de cabeça, dores e inflamações articulares , sinusites, indisposição, letargia e todos os desequilíbrios de origem kapha.
Utilize: se você for kapha ou vata pode acrescentar na maioria dos pratos. Rale e refogue em óleo como se faz com a cebola, na forma de chá antes e/ou após as refeições. Pode também aquecer e aromatizar sucos de frutas.
Sementes





Mostarda (brassica alba): a mostarda é picante, adstringente e quente. É uma das principais especiarias anti-kapha, sendo seu óleo amplamente utilizado pela ayurveda para o tratamento deste dosha.
Ações: estimulante, analgésica e expectorante.
Bom para: kapha +++ e vata+
Utilize: sintomas de excesso de kapha como sinusite e renite, dores e inchaços articulares, edema, gota, dor de cabeça, catarro e tosse crônica. Ela limpa a cabeça e seios nasais, e é boa para constipações e tosse crônicas. O pó e o óleo podem ser utilizados externamente e a semente previamente refogada em óleo na maioria de pratos salgados.
Cuidado! Evite o contato do óleo com as mucosas.



Cardamomo (elattaria cardamomum): o cardamomo é uma especiaria doce, picante, morna e muito perfumada. Possui aroma leve e penetrante e com propriedades energéticas equilibrantes (sátvico).
Propriedades: estomáquico, expectorante, estimulante da digestão, antiinflamatório.
Ações: atua em todos os sistemas do corpo, no sistema circulatório atua como estimulante e contra edemas. No sistema muscular, auxilia para redução de espasmos (antiespasmódico). No sistema respiratório é um poderoso expectorante, sendo componente em receitas tradicionais de xaropes. No sistema digestório, auxilia a regular o metabolismo do açúcar tonificando o pâncreas, além de estimular as secreções gástricas.
Utilize: para aliviar indigestão e flatulências. O cardamomo é perfeito para dar um toque exótico á sobremesas, sendo muito útil em partos que contenham leite, é um ótimo antídoto para os efeitos negativos do café, podendo ser passado juntamente com o pó do café.


Coentro (coriandro sativum): o coentro é uma especiaria com energia fria, fresca, tanto as folhas quanto as sementes. De sabor amargo e levemente picante, é uma especiaria indicada para todos os biotipos.
Ações: larvicida, antifúngico, antibacteriano, depurativo e alcalinizante do sangue, estomáquico e diurético.
Bom para: pita +++ kapha++ vata+
Utilize: casos de hiperacidez no estômago, micção acompanhada de ardência (cistites), indigestão e gases. Na culinária, as folhas de coentros são muito utilizadas para amenizar a sensação de queimação de pratos picantes, as sementes devem ser previamente refogadas antes de serem acrescentada em pratos como feijões, molhos e recheios de tortas salgadas.


Cominho ( cuminum cyminum): o cominho é levemente picante, morno e amargo. Existem dois tipos de cominho, o negro e o comum, e ambos estão senso estudados farmacológicamente para o tratamento de infecções, principalmente do trato digestivo e em casos de hipertiroidismo.
Ações: anti-oxidante, quimiopreventivo, analgésico da musculatura lisa, antiinflamatório, sedativo.
Bom para: vata +++ kapha ++ e pitta ++,
Utilize: insônia (chá), prisão de ventre (pode-se inalar o óleo essencial para estimular os movimentos peristálticos), gases. Na alimentação, pode-se refogar o cominho em um pouco de óleo e temperar feijões, raizes, queijos e pães fermentados. Na culinária ayurvédica, o cominho é utilizado na preparação de bebidas a base de iogurte, chamada lassi.

Cravo (syzygium aromaticum, eugenia aromatica): o cravo é uma das especiarias mais conhecidas popularmenete, é picante e de energia.
Bom para: vata +++ , kapha + e Pitta deve evitar o uso constante
Ações: expectorante, descongestionante, analgésico, antifúngico, antiséptico e afrodisíaco.
Utilize: bom para dores de dente (mastigar uma semente), gases e náuseas, dores de cabeça, tosses com catarro (xarope), espasmos gastro-intestinais, asmas e bronquites. O óleo essencial é extremamente poderoso quando utilizado puro sobre micoses nas unhas e diluídos em óleo para fungos de pele. Tendo em vista seu sabor intenso e penetrante, na culinária não deve-se abusar do cravo com risco de estragar o prato, uma ou duas sementes são suficientes para conferir sabor e aroma a cremes a base de leite ou mesmo a um mingau de aveia.



Noz-moscada ( myristica fragans): a noz-moscada é uma especiaria picante, adstringente e de energia quente.
Ações: digestiva, analgésica, anestésica e alucinógena (comparada com LSD).
Propriedades: antidiarréica, redução de níveis totais de colesterol, estimulante, adstringente, sedativa. A
Bom para: vata +++ kapha +
Utilize: em casos de dismenorréia, insônia ( ½ colher de café do pó diluída em mel ou chá), dores abdominais, nervosismo e ansiedade. Uma ótima receita para insônia é ferver junto com leite e açúcar mascavo 1 colher de café do pó e beber meia hora antes de se deitar. A noz-moscada pode ser acrescentada em bebidas doces e quentes, a recheios de massas e pastes e em molhos.


Feno greco (trigonella loenumgraeceu): feno greco é amargo, levemente picante e morno. É uma especiaria pouco utilizada devido a seu forte sabor amargo, muitas vezes desagradável na culinária. Na ayurveda, o feno greco é promotor de longevidade e força.
Ações: antiviral, diurético, anti hipertensivo.
Utilize: em pequenas quantidades em pó ou em grãos acrescentados em legumes, no arroz e feijões. Terapeuticamente em casos de constipação, anorexia, gastrites e externamente em casos de ulcerações de pele, gota, ferimentos e linfadenite.


Funcho ( foeniculum vulgare), erva-doce e anis (pimpinella anisium): Estas três especiarias possuem características e atividades muito semelhantes. São picantes, doces e levemente quentes. São famosas entre as mamães por suas propriedades lactoestimulantes e por reduzir cólicas em bebês. Ayurvédicamente, a erva-doce é considerada muito especial, pois tem a habilidade de aumentar o agni sem prejudicar o dosha Pitta.
Ações: digestivo, antiespasmódico, anticonvulsivante.
Utilize: em casos de dores abdominais decorrentes de gases intestinais, cólicas de desconfortos menstruais, como facilitador do fluxo menstrual, cólicas em bebês e crianças, tosse e náuseas matinais. Na culinária é geralmente utilizada na forma de chá, que pode ser utilizado para cozinhar um arroz por exemplo, conferindo aroma delicioso.
Ervas

Hortelã (mentha x villosa): esta erva é fresca e ao mesmo tempo picante. É indicada pela ayurveda para pessoas Pitta, mas equilibra os três humores.
Ações: espasmolítica, anti-séptica, antivomitiva.
Propriedades: a hortelã é muito utilizada para o tratamento de ameba, giárdia e tricomonas, sendo que sua ação contra microparasitas intestinais é utilizada desde a antiguidade pela medicina tradicional e validada pela farmacologia. É útil também para náuseas matinais e cólicas infantis.
Utilize: fresca na forma de chá quente ou gelado, batido com sucos de frutas ácidas e frias, como tempero de salada ou para dar um toque em tortas de forno como as de triguilho para quibe, ou ainda em massas e pães.


Manjerona (origanum majorona): a manjerona é uma erva quente, picante levemente doce. muito aromática e lembra o orégano. É boa para pessoas de constituição vata e kapha e não deve ser utilizada excessivamente por indivíduos pitta.
Ações: expectorante, estimulante, antiviral e antibacteriana.
Propriedades: Os efeitos psico-emocionais de seu aroma causam a diminuição da libido masculina. O óleo essencial é muito indicado na forma de inalação em casos de asmas. A manjerora é útil para gripes, constipações, gripes, náuseas e indigestão, insônia, cefaléia e para diminuir flatulências.
Utilize: cozinhar o arroz branco com o chá ou mesmo acrescentar a planta fresca após o cozimento confere aroma maravilhoso. A planta seca cai muito bem com legumes e sopas.





Sálvia (salvia officinalis): a sálvia é quente, adstringente, penetrante, picante e amarga. Seu uso culinário e terapêutico tem origem na idade média.
Bom para: kapha+++ , vata +
Ações: diurética, antibacteriana, anseolítica.
Propriedades: suas inflorescências são empregadas para problemas no fígado, contra lactação, salivação e suor excessivos. Contra depressão ansiedade e desequilíbrios da menopausa. Contra sudorese excessiva nas mão, pés e axilas e para ulcerações na boca e aftas.
Utilize: para marinar legumes, em patês e cremes que contenham queijos e leite. Procure sempre que utilizar a salvia, fazê-lo como tempero único, pois ela tende a se sobre sair em relação a outros temperos.



Orégano (origanum vulgare): quente, picante e estimulante. O orégano é um dos temperos mais utilizados na culinária, principalmente pela popularidade na pizza. Sua utilização tem origem na culinária italiana e seu uso terapêutico é descrito por muitas culturas na literatura etnofarmacológica.
Bom para: kapha +++, vata ++
Ações: forte ação analgésica, espasmolítico, antiséptico.
Propriedades: esta planta é muito boa para tratar gripes e resfriados, flatulência, estimulante do sistema nervoso e da digestão. É um leve expectorante e pode ser empregado contra bronquite, asmas, cólicas menstruais, artrite e dores musculares.
Utilize: O orégano cai bem com a maioria dos pratos, com exceção dos doces. O orégano fica delicioso em pratos que contenham queijo, atuando no auxílio de sua digestão.





Alecrim (rosmarinus officinalis): o alecrim é picante, amargo e morno. É uma planta boa para os três doshas, especialmente para kapha.
Ações: espasmolítica sobre sobre vesícula e duodeno, antitumoral, antiséptico, antimicrobiano, diurético, antiinflamatório intestinal, cicatrizante.
Propriedades: desintoxica e protege o fígado, trata dores de cabeça de origem alimentar, cistite, enterocolites e hemorróidas inflamadas e sintomas de reumatismo. A medicina tradicional indica ainda, o alecrim em casos de fraqueza, memória fraca, dismenoréia, má digestão e caspa. Energeticamente, traz alegria e acalento ao coração.
Utilize: o chá para tomar banhos restaurativos e dar brilho aos cabelos. Pode-se refogar as folhas de alecrim juntamente com alho ou cebola, para a preparação de tempero de massas e feijões. Fica delicioso quando acrescentado no caldo de grão de bico.




Manjericão (ocimum ssp.): O manjericão é planta consagrada a o Deus indiano Krishna, sendo chamado na Índia de Tulsi (ocimum sanctum). De sabor picante e energia quente e penetrante é considerado uma das ervas alimentícias mais sátvicas . Esta erva aromática pode ser utilizada pelos três humores, sendo que pitta deve evitar seu uso excessivo devido a suas qualidades quentes.
Propriedades: alivia febres baixas e intermitentes (de origem vata), melhora a digestão, alivia espasmos e é efetivo em infecções bacterianas e parasitas intestinais.
Bom para: kapha+++ , vata++ e pitta +
Ações: estimulante e antiespasmódico gástrico.
Utilize: Fresco para temperar saladas e sanduíches, ou seco ao cozinhar legumes, no arroz, cremes de frutas. Fica delicioso quando batido no liquidificador com sucos, em especial de frutas de energia kapha como melancia e melão. O óleo essencial de manjericão pode ser usado para inalações em casos de sinusite. O chá pode ser empregado por mulheres em casos de menstruação difícil. Uma receita muito conhecida e deliciosa é o molho pesto, a base de muito manjericão oliva e castanhas.




Tomilho (thymus vulgaris): tomilho é picante, levemente amargo, quente e tem aroma canforáceo.
Bom para: kapha +++, vata +
Ações: anti-séptico, antifúngico, expectorante.
Propriedades: O chá pode ser utilizado para fortalecer os cabelos, para banhos de assento em casos de candidíase e infecções urinárias e para desobstrução das vias respiratórias.



Referência: http://saladeayurveda.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário