segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ISTO NÂO É UM BOLO - Bolo de Cenoura

Ceci n'est pas une gâteau

Tocada por uma outra paixão minha, a arte, e inspirada por Magritte, grande pintor surrealista, autor do quadro "Ceci n'est pas une pipe", fotografei um bolo de cenoura, querendo criar a mesma reflexão de Magritte, "Isto não é um bolo". Acreditem falo sério mas esta foto que vêem não é um bolo, é somente a representação do mesmo.
Eu convido a participarem da minha viagem reflexiva!!!
Minha palavra do momento é entrega, abertura, ousadia, então parto para uma experiência sensorial, e o bolo passa a ser muito mais do que um simples bolo.
O contraste das cores anima o olhar, acende a chama da curiosidade, do saber mais, do explorar, assim aceito o convite e me ponho a desvendar os mistérios contidos no alimento.
Um aroma adocicado misturado com um tom amargo convidam para um pouco mais. Sinto a crocância das cenouras glaçadas misturadas as sementes de cacau, enquanto as cenouras derretem na boca o cacau pede mais presença para romper suas sementes, croc, crac, creq, uma verdadeira sinfônia se faz.
Penetrando um pouco mais chego a suavidade da massa, fofa, úmida, macia. Uma garfada e uma explosão de sabores que contrastam em harmônia.
Estou me lambuzando, perdida, entregue ao prazer de sorver cada parte deste bolo.
Sim, este é um bolo, e eu posso apreciá-lo em sua essência, deleitando-me com sua potencialidade, com a totalidade do seu ser. A experiência dá vida ao bolo.
Agora ele é um bolo!!!!!!!!

Bolo de Cenoura

Ingredientes

2 cenouras grandes
3 gemas
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 xícara de semente de cacau triturada
3 claras em neve

Preparo

Bater as claras em neve e reservar.
Liquidificar as cenouras com as gemas e o óleo.
Despejar este creme em uma bacia e acrescentar o açúcar e a farinha, mexer bem para incorporar ao creme.
Acrescentar o fermento e as sementes de cacau.
Juntar as claras em neve.
Levar para assar em forno préaquecido.

Cobertura

Colocar em uma panela 12 colheres de açúcar, 2 colheres de cacau em pó, 1 colher de manteiga e 2 colheres de leite. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Cobrir o bolo com esta calda e enfeitar com filetes de cenoura.

Este é um convite para descobrir a realidade de um bolo.
Entregue-se e deleite-se com o prazer além da imagem!


2 comentários: